novo-logo.png

O Restaurante

Um refúgio gastronômico em meio às montanhas capixabas.

Um restaurante erguido em meio à natureza bruta.

Quinta dos Manacás

Para alimentar corpo e alma sob o afago da natureza

O Quinta dos Manacás Restaurante tem a oportunidade de conectar coração e alma com a comida que serve. O contato com o solo é a base da filosofia de sua culinária que apesar de ter suas influências na gastronomia internacional (italiana e francesa), planta e serve o alimento de seu próprio sítio, reduzindo assim a distância entre o cultivo dos produtos e o prato servido.

 

A concepção dos pratos se inicia com o plantio direcionado de ingredientes orgânicos na propriedade. O restaurante também utiliza alimentos de produtores locais, focando sempre no uso de ingredientes da região.

 

O zelo no plantio, desde a seleção da semente ao crescimento e colheita dos alimentos da Horta Manacás, é considerado um privilégio único. A variedade de cores, texturas e sabores transcende a refeição, transformando-se em uma verdadeira experiência gastronômica.

O jardim da frente do Quinta dos Manacás Restaurante, com mesas extenas sob ombrelones e lavandas
Cida Gomes, proprietária do Quinta dos Manacás Restaurante, em pé em meio ao jardim, ao lado da entrada do estacionamento do restaurante

História 

Em meio à natureza bruta, este pequeno paraíso repleto de manacás foi adquirido por Cida Gomes na década de 90. Considerada uma mulher de visão, sempre à frente de seu tempo, Cida já tinha o propósito de cultivar produtos orgânicos na época, além de um grande interesse em construir um espaço para vivenciar e proporcionar bons momentos nas Montanhas Capixabas, na região de Pedra Azul.

 

De sua paixão pela região, surgiu o desejo de construir empreendimentos diferenciados no sítio que havia adquirido há anos. Vislumbrando também o potencial turístico local e a beleza singular que reina em suas terras, parte do sonho se concretizou com a abertura do restaurante Quinta dos Manacás, em janeiro de 2016. Desde a inauguração, Cida recepciona gentilmente cada um de seus frequentadores, tarefa que a anfitriã executa com grande prazer.

 

Ainda há caminhos a serem percorridos para colocar em prática seus outros projetos, que serão arquitetados com igual bom gosto e sofisticação.

Chef Duaine Clements

Duaine Clements é americano, radicado no Brasil desde 2011. O respeito pelos ingredientes e pela terra são valores que carrega desde criança, reforçados ainda mais pela profissão – em seus 20 anos de experiência, cozinhou ao lado de grandes chefs que priorizavam ingredientes de produtores locais e compartilhavam da filosofia farm to table (do campo à mesa).

 

Desde que chegou ao Espírito Santo, se apaixonou pela riqueza de ingredientes típicos de cada microrregião. Acredita que a visão de que ‘o que vem de fora é melhor’ é um grande equívoco e trabalha com o objetivo de mostrar a todos como os ingredientes brasileiros são incríveis. É um grande defensor e entusiasta dos produtos regionais e da culinária quilômetro zero, priorizando reduzir ao máximo as distâncias entre o produto e o consumidor final. Também é adepto ao estilo sustentável e ao conceito zero waste (lixo zero), em sua cozinha, tudo é aproveitado - algumas sobras se tornam alimento para os animais, outros viram composto orgânico para a horta, todo o lixo seco é direcionado para reciclagem.

 

É curioso e atento, está sempre em busca de novos sabores, conhecimento e aprendizado. Por conta de uma paixão antiga pela charcutaria, inaugurou no ano de 2018 sua marca Novo Imigrante, produzindo carnes curadas, fermentados e conservas artesanais – seu salame Finocchiona foi premiado como o 2º melhor salame artesanal do país no Prêmio Brasil Artesanal 2020. Em 2021, seu interesse por abelhas nativas sem ferrão motivaram o início de uma nova paixão: hoje, produz 5 tipos de méis na propriedade onde está situado o restaurante.

Duaine Clements.jpg

Equipe

Gustavo Vervloet, Cida Gomes e Duaine Clements
Gustavo Vervloet, Cida Gomes e Duaine Clements

press to zoom
Cida Gomes
Cida Gomes

press to zoom

press to zoom
Gustavo Vervloet, Cida Gomes e Duaine Clements
Gustavo Vervloet, Cida Gomes e Duaine Clements

press to zoom
1/12

Estrutura